Use a curiosidade, empolgação e abertura dos pequenos para introduzi-los
no uso criativo da tecnologia
POR:
A
utilização de ferramentas digitais na Educação Básica pode começar ainda na
Educação Infantil. Mesmo antes de saberem ler e escrever, os pequenos já estão
conectados ao mundo digital. No entanto, não incentivar o seu bom uso das
escolas é negar sua presença na vida dos pequenos, o que acaba sendo um grande
erro.
Orientar
os pequenos desde a primeira infância é fundamental para sensibilizar sobre o
uso e o papel na Educação, na vida e no coletivo das crianças. Nesta faixa
etária, os alunos possuem muitas curiosidades e aceitam com facilidade a realização
de atividades propostas diferentes e desafios que ajudam a fomentar a
aprendizagem dos pequenos.
A
Educação Infantil é um momento mágico na vida das crianças, um momento de
experimentar e vivenciar aprendizagem. Neste sentido é fundamental que os
professores busquem novos papéis no ambiente escolar, como facilitadores da
aprendizagem por meio de novas abordagens pedagógicas e seu uso deve ser
intencional e planejado, com foco sempre na melhoria do aprendizado.
4) Fotografia - Atividade
A fotografia é um campo rico a ser trabalhado na Educação Infantil e um
propulsor a várias atividades. Entre elas, trabalhar a questão da identidade,
histórias em quadrinhos por expressões, montar campanhas com as crianças e
explorar a reflexão por trás das imagens – o que contribui para o
desenvolvimento crítico e da autonomia dos alunos.
Muito interessante Eliana o uso dessas tecnologias de forma educativa para enriquecer o trabalho na educação infantil e até mesmo de criar uma interação família /escola para que haja um parceira na aprendizagem dos nossos alunos .
ResponderExcluirBoa noite Eliana
ResponderExcluirInteressante o artigo apresentado por você, é importante que a criança tenha contato com a mídia desde as séries iniciais mas que seja de forma orientada pelo professor.
Boa noite Eliana
ResponderExcluirInteressante o artigo apresentado por você, é importante que a criança tenha contato com a mídia desde as séries iniciais mas que seja de forma orientada pelo professor.